Skip to main content

Marketplace de crédito: saiba como funciona este modelo de negócio

Não há dúvida de que os marketplaces mudaram a forma de fazer negócios. Essa tecnologia virtual que conecta em um mesmo canal vendedores e consumidores democratiza as operações e incentiva o empreendedorismo. Além de trazer para os consumidores a grande vantagem da variedade de produtos disponíveis em um só lugar.

Mas não é só no varejo que o modelo tem força. Os marketplaces de crédito estão começando a ganhar cada vez mais destaque e atrair a atenção de instituições financeiras. Já que traz uma série de oportunidades para clientes, bancos, fintechs, corbans (correspondentes bancários), entre outros.

Veja como os marketplaces funcionam e qual é a importância de contar com uma solução multi-financeira como uma plataforma de crédito white label para trabalhar com diferentes parceiros comerciais.

Boa leitura!

O que é e como funciona o marketplace de crédito?

O marketplace de crédito é um modelo de negócio onde os usuários  encontram diferentes instituições financeiras oferecendo diversos produtos de crédito podendo  comparar taxas e prazos no mesmo lugar. Até mesmo  fazer a contratação.

Para ter acesso a esses produtos, os usuários precisam fazer o cadastro na plataforma, definir o valor do empréstimo ou financiamento, se for para a aquisição de um bem ou serviço, e analisar todas as opções entregues pelos parceiros cadastrados.

Imagine uma instituição financeira com diferentes modalidades de crédito para o cliente escolher. Crédito Pessoal, Consignados, CDC Digital, Capital de Giro, entre outros. Esses produtos, de diferentes instituições, podem estar disponíveis para simulação e escolha em um só lugar. E cabe ao cliente encontrar o produto que melhor se encaixa em suas necessidades.

Novamente fazendo um paralelo com o varejo, é como adquirir um refrigerador em um marketplace conhecido, como Magalu ou Mercado Livre. É possível comparar condições das diferentes empresas que estão vendendo tal produto, e optar pelo fornecedor com menor prazo de entrega, melhor taxa de financiamento ou maior desconto no pagamento à vista.

Como a tecnologia viabilizou os marketplaces?

A internet transformou a vida das pessoas assim como trouxe para o mercado novos modelos de negócios. Dentre eles o modelo baseado em plataformas.

Uma plataforma é um ecossistema que facilita o intercâmbio entre dois ou mais agentes, normalmente consumidores e produtores. Essas plataformas criam comunidades e mercado em rede onde as partes interagem, negociam, trocam valor umas com as outras.

Nesse modelo, a essência é a construção de uma rede externa que amplia a escalabilidade dos negócios. A tecnologia digital permite a conexão entre esses agentes e facilita a troca de valor nessas redes descentralizadas de pessoas.

No modelo tradicional, crescimento e escala dependiam de grandes investimentos em ativos fixos e grandes aquisições de infraestrutura. Mas nos marketplaces a escala vem de cultivar uma rede externa construída em cima do negócio. Os marketplaces de crédito são plataformas que fomentam as interações entre quem precisa de crédito e quem tem opções de produtos a oferecer.

Com os avanços de arquitetura de software, segurança da informação, uso de APIs entre outros, as plataformas ganham força e se tornam grandes aliados para organizações de todos os segmentos e portes, incluindo as instituições financeiras.

Tecnologias como:

  • SaaS, que trata do software como serviço e disponibiliza soluções de tecnologia digital;
  • Cloud, ou computação em nuvem que viabiliza o armazenamento e processamento dos dados sem infraestrutura de computação própria;
  • APIs, que simplificam e possibilitam a troca de informações entre diferentes sistemas de diferentes fornecedores;
  • Blockchain, que armazena os dados em blocos criptografados para garantir a segurança das informações.

Viabilizam a criação dos mais variados tipos de marketplaces. Desde os negócios voltados para a comercialização no varejo até as plataformas de crédito.

Quais os tipos de marketplace de crédito?

Pode-se dizer que existem duas modalidades de marketplaces de crédito que uma instituição financeira pode desenvolver.

A primeira seria uma instituição financeira com diferentes modalidades de crédito para o cliente escolher. E a segunda, um ambiente onde as pessoas podem encontrar diferentes instituições financeiras, fintechs ou corbans, juntas, que oferecem crédito e permitem comparar taxas e prazos.

Existem marketplaces de crédito com características e objetivos diferentes. Alguns oferecem apenas opções de empréstimo pessoal e acessos a cartão de crédito. Outros, têm mais tipos de produtos e atendem pessoas jurídicas também.

Em todos os casos, o serviço é online, possibilita comparações em diversas instituições financeiras e permite simulações das opções de crédito na própria plataforma.

Como e por que desenvolver uma plataforma de crédito?

O marketplace de crédito ainda é uma novidade. No entanto, empresas e instituições financeiras cada vez mais usarão este mecanismo para ampliar suas ofertas de crédito e a Onidata já oferece uma plataforma de crédito em white label para que as empresas disponibilizem diferentes tipos de crédito para os seus clientes.

Hoje, contar com uma solução multi-financeira é fundamental para trabalhar com diferentes parceiros comerciais. E pode ser uma opção interessante para atrair, também, um maior número de usuários.

As soluções Onidata foram criadas em APIs (Application Programming Interface), o que permite que as instituições financeiras usem as plataformas de crédito como marketplace. E ampliem assim os produtos disponíveis, de forma segura e com total privacidade.

Quer saber como a Onidata pode ajudar você a ter o seu marketplace? Então, entre em contato com um de nossos especialistas!